Diário de Um Hemofílico de Bem Com A Vida e Notícias e Tudo Sobre Hemofilia

sábado, 2 de setembro de 2017

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O ZONOVATE

Foi aprovado pela Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no dia 7 de agosto, o medicamento Zonovate (alfaturoctocogue), fator decoagulação recombinante. 
Como sempre, toda novidade no tratamento da hemofilia traz grande curiosidade e interesse da comunidade hemofílica e de profissionais da área médica envolvidos com ela. Hemofilia News apurou as principais novidades deste medicamento. Matéria exclusiva. Procuramos a Novo Nordisk fabricante do medicamento para levantar mais informações. 
O medicamento Zonovate é de aplicação endovenosa, como os demais medicamentos para reposição de fator VIII em hemofílicos, ao contrário do que imagens de algumas reportagens e matérias mostraram. As imagens eram meramente ilustrativas. 
Embora haja no mercado vários medicamentos para reposição do fator VIII, que é deficiente em quem tem hemofilia A, a maioria utiliza derivados plasmáticos, onde o fator VIII é extraído do plasma humano, obtido em doações de sangue. No caso do Zonovate, o medicamento é recombinante, produzido sem o plasma humano. 
Apesar de haver no mercado, medicamentos semelhantes, já aprovados e em uso no Brasil, a aprovação do Zonovate (alfaturoctocogue) é importante,pois torna-se uma alternativa a mais de tratamento. Como o Brasil ainda não produz medicamentos para hemofilia, nem plasmáticos e nem recombinantes, dependendo do mercado internacional, ter mais alternativas é fundamentalmente estratégico.
Com a aprovação da ANVISA, o medicamento segue para aprovações adicionais dos órgãos competentes para, então, ser disponibilizado para comercialização. A Novo Nordisk, fabricante do medicamento, prevê que Zonovate (alfaturoctocogue) esteja disponível para ser comercializado a partir do início de 2018. O fator VIII recombinante é oferecido pelo Programa Nacional de Coagulopatias Hereditárias, sem custo para os pacientes cadastrados no SUS. Com a aprovação do Zonovate (alfaturoctocogue), o Ministério da Saúde dispõe de mais uma opção de fator VIII recombinante para o tratamento de hemofilia.
Conforme informado, o Zonovate (alfaturoctocogue), assim como outros medicamentos semelhantes, não utiliza componentes derivados de humanos ou animais.
O principais concorrentes são Advate e Hemo-8r, esse último é um concentrado de fator VIII da coagulação preparado por tecnologia de DNA recombinante,que utiliza células ovarianas de hamster chinês. 
A grande vantagem dos fatores que não são produzidos a partir de células humanas ou isento destas, como novo medicamento aprovado pela ANVISA, o Zonovate, é o menor risco de contaminação por transmissão de vírus e bactérias. Além disso, a produção destes produtos não é limitada pela doação de sangue, como ocorre nos derivados plasmáticos. Um outro benefício é que, produtos recombinantes geralmente se apresentam em volumes menores, o que facilita o transporte, armazenamento, reconstituição e infusão.
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O ZONOVATE 
Hemofilia News obteve algumas informações junto ao fabricante do Zonovate. 
O Zonovate é um remédio que contém alfaturoctocogue, uma substância produzida em laboratório que tem uma ação semelhante ao fator de coagulação VIII, que é o que está em falta nas pessoas com hemofilia A e que é um dos responsáveis pela coagulação, impedindo sangramentos excessivos. 
O medicamento é um fator VIII recombinante de 3ª geração, indicado para tratamento e prevenção de sangramentos em pacientes com hemofilia A. 
A aplicação de Zonovate (alfaturoctocogue) é endovenosa – ou seja, diretamente na corrente sanguínea por meio de veias periféricas – com a utilização de seringas preenchidas, que facilitam a preparação do medicamento e a diluição do ativo. 
O produto pode ser conservado sob refrigeração por até 30 meses ou sem refrigeração (entre 15ºC e 30ºC) por até 9 meses, o que garante a conservação do medicamento e facilita a rotina das pessoas que o utilizam. A temperatura de armazenamento do medicamento também chamou a atenção. 
Pode ser armazenado por até 9 meses em refrigeração de 15ºC e 30ºC, o que significa que, a um facilitador em seu transporte, em viagens ou quando for trazido do hemocentro para casa do paciente. 
A Novo Nordisk fabricante do Zonovate (alfaturoctocogue) informou ainda que ele é um medicamento biológico e trata-se de um produto semelhante ao já oferecido pelo Ministério da Saúde, inclusive em relação ao regime de aplicações e repõe o fator VIII que está deficiente na pessoa com hemofilia A, agindo de forma preventiva ou atuando diretamente em sangramentos por meio da formação de um coágulo.O produto é indicado para o tratamento e profilaxia de hemorragias em pacientes com hemofilia A. 
Como funciona o Zonovate? 


O Zonovate contém como substância ativa o fator de coagulação VIII, que no sangue é necessário para formar coágulos e parar sangramentos. Tal medicamento substitui o fator VIII ausente e é utilizado para o tratamento e prevenção de hemorragia em pacientes com hemofilia A; podendo inclusive ser utilizado em crianças, adolescentes e adultos. Além disso, o Zonovate é preparado sem a utilização de componentes derivados de humanos ou animais.

Por: Maximiliano Anarelli.

Fontes: Novo Nordisk. ANVISA, Ministério da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Em 1911, o Cais do Valongo foi aterrado e redescoberto 100 anos depois

08/09/17

Hemo Diário

*A Saudações Hemofílicas. Nem sempre chegar é o melhor. Curtir a viagem também faz parte do jogo. Nem sempre temos tudo que queremos, mas podemos fazer o melhor Não deu certo? Recomece. Tá difícil? Mexa se, faça acontecer... tá vivo é pra viver....


* Calar e ouvir não te torna o mais fraco, mas revela. O mais forte nem sempre é o que não tem dor, mas o que a transforma em flor. Das pedras do caminho, faça pontes... A hemofilia rima com alegria sim. Tá vivo é pra viver.




Em 1911, o Cais do Valongo foi aterrado e redescoberto 100 anos depois

08/09/17

HemoAlegria

*A hemofilia, rima sim com alegria, Dona hemofilia é comunista, vermelha e aprontadeira. Mas seu fator da jeito nela. Ela anda sumida, acho que foi pra Coreia do Norte.


* Fiquei feliz que o filho da Vânia Camargo está melhorando, a umas semana atrás a bruaca da dona hemofilia tava aprontando de norte a sul. Parece que deu uma trégua.


* Vivendo e Aprendendo, da hemofilia sigo tirando lições. Dificuldades são o tempero da vida. Sempre em frente, a hemofilia enfrente.





GUERREIROS DE SANGUE - HISTÓRIAS

3
Kalil chegou a ligar para o atacante Fred: "É o maior centroavante do Brasil há anos"
Rafael não tem medo de agulhada, mas de faltar fator.
3
Kalil chegou a ligar para o atacante Fred: "É o maior centroavante do Brasil há anos"
Eleição da FBH
p

1
jamille edaes

2
Jamille e o marido, Roberto Edaes

3
Kalil chegou a ligar para o atacante Fred: "É o maior centroavante do Brasil há anos"

4
jamille edaes



A

LEIA TAMBÉM:


Eventos que participamos e cobrimos

Jamille e o marido, Roberto Edaes
Encontro Rio São Paulo de Hemofilia -RJ,
Kalil chegou a ligar para o atacante Fred: "É o maior centroavante do Brasil há anos"
Dia Mundial, APHISP - Campinas..
Kalil chegou a ligar para o atacante Fred: "É o maior centroavante do Brasil há anos"
Divulgando o Dia Mundial da Hemofilia Na Praça Sete. .